domingo, 2 de abril de 2017

Trivium - 01

S
erá que podemos chamar isso de primeiro episódio? Bom, assim chamarei essas publicações vindouras sobre o as artes liberais,e para quem não sabe o quê é ou do quê se trata, tentarei ser o mais sucinto, sem perde conteúdo.

As artes liberais são composta de sete artes/ciência do conhecimento, arte no sentido de fazer algo e ciência de conhecer algo, no qual essas sete artes são a gramática, lógica, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia, com o trivium sendo as três primeiras e o Quadrivium as quatro ultimas, mas do que se trata as artes liberais? Trata-se de conhecer o mundo ao seu redor e fazer algo para ergue-se, para só então ser livre de suas amarras. Só esse primeiro ponto já é o suficiente para saber do por quê de não se estudar isso em um curso de pedagogia, mas detalhes de lado vamos entender um pouco mais. O trivium trata da arte e ciência da comunicação, desde a gramática, retórica e lógica.
"O trivium é o órgão, de toda educação em todos os níveis, porque as artes da lógica, da gramática e da retórica são as artes da comunicação mesma, uma vez que governam os meios de comunicar -  a saber: leitura, redação, fala e audição."
A gramática é a arte de conhecer o símbolo, conhecer a estrutura e como se organiza a formar frases, podendo ser antecedidas da fonética e ortografia, porém a gramática engloba essas duas, portanto a gramática no trivium pode em dividida na fonética, arte dos sons, ortografia, arte de escrever e a própria gramática, arte de estruturar e formar frases corretas. Sem esse estudo nada pode ser aprendido, será apenas reprodução, e isso não é liberdade, um exemplo claro é uma criança que produz uma frase perfeita, mas não faz a menor noção do sentido que ela transmite, ela ainda não está livre.
A lógica é a arte de conhecer a verdade, através de seus silogismos e cadeias de raciocínio consegue-se obter a verdade, Com o uso da gramática de forma correta pode-se chegar a ter um raciocínio sobre alguma coisa, só então que podemos obter a verdade de tal coisa ou juízo. 
"Pensar corretamente é o meio normal de chegar à verdade, que é a conformidade do pensamento com as coisas tais como são - com a realidade."
A retórica é a arte de comunicar algo, ou seja, combinar frases em parágrafos, ou linhas de raciocínio, para que apresente-se certa coerência, unidade e a ênfase  desejada, possuindo assim a beleza, vigor e clareza. 
"Ela almeja mais a eficácia do que a correção, lida não apenas com o parágrafo e com a composição completa, mas também com a palavra e a frase, pois prescreve que a dicção seja clara e apropriada, que as frases sejam variadas na estrutura e no ritmo."
Resultado de imagem para gramatica, logica e retorica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trivium - 01

S erá que podemos chamar isso de primeiro episódio? Bom, assim chamarei essas publicações vindouras sobre o as artes liberais...