terça-feira, 28 de março de 2017

Artes Liberais - Uma breve análise

A
o longo do curso de pedagogia pouco ou nada se fala sobre as artes liberais, caso alguém já tenha ouvido, ou sabe do que se trata, entende o que se perde sem ver tal assunto. Vou delinear alguns pequenos pontos do que seriam as artes liberais e em postagens mais posteriores veremos-as com mais detalhes.
Primeiro as artes liberais, como seu próprio nome indica, tenta libertar o aluno através da "arte", a arte no sentido de beleza, para a vida, para o intelecto humano, para o despertar, para a sabedoria entre outras coisas, no qual consiste em 7 programas extremamente eficazes, já que foi adotado amplamente ao longo da idade media e nas universidades desse mesmo período, e claro que deu grandes resultados, as catedrais góticas, os princípios das ciências, etc. Mas voltando ao assunto, os resultados são a formação de seres humanos em seres que pensam, sabem seu valor, dos outros ao seu redor, e por isso, uma grande ameaça para quem está no poder.
Ela trata de sete assuntos a gramatica, a lógica, retórica, aritmética, música, geometria e astronomia. Os três primeiros são chamado de Trivium e são a base para o Quadrivium, que viria logo após os estudos. A ordem é extremamente lógica, pois temos que saber primeiro à aprender a ler (gramática), logo após a logica para descobrir alguma verdade (lógica), então a usar a seu favor (retorica), sem isso nada poderemos aprender, como absorver alguma coisa sem entender o que se faz? Depois vemos a aritmética, do qual todos devem saber do que se trata, a música que seria a aplicação da aritmética  no mundo real, ou seja, a perfeição da aritmética, a geometria, também conhecida por todos, e a astronomia, que seria seu uso no mundo real. Qualquer coisa que se tente aprender sem isso será decoreba, ou será uma reprodução mecânica de algo.
Hoje  ainda há resquícios desses estudos, onde um deles seria o motivo de ser chamado de Doutor qualquer pessoa com uma mera graduação em direito ou medicina, apenas os alunos formado por esses dois cursos são chamados de doutores mesmo sem doutorado, e a resposta disso vem das artes liberais, a história remonta a Idade Média, onde existia apenas três cursos oferecidos nas universidades, os outros eram tarefas de guidas, que seriam corporações não livres (sindicatos), e os cursos seriam medicina, direito e filosofia, no qual para se alcançar tal nível era preciso passar pelas artes liberais, por isso as artes liberais eram a graduação, e tais cursos eram o doutorado, por esse motivo que até hoje se chama de doutor esses profissionais. Cursos como arquitetura, engenharia, eram realizada pelas guildas com o fim econômico, em contrapartida das artes liberais que deixavam o ser ficar livre para escolher o valor a cobrar pelo seu serviço, por isso liberais.
Portanto o estudo das artes liberais pela pedagogia seria mais necessária do que qualquer outro método, disciplina ou didática, pelo simples fato de ser o principal motivo de termos universidades e cursos, o que leva-nos a crer a total decadência dos nossos cursos superiores, que de forma geral influenciará na formação de novos professores, tanto da rede superior quanto da inferior e média, levando ao colapso total tanto da educação, quanto da democracia.
"Diminua-se o valor de uma educação acadêmica, e a difusão de conhecimento entre as pessoas cessaria, o nível geral de valor intelectual e moral cairia, e nossa liberdade civil e religiosa seria colocada em risco por causa da desqüalificação última de nossos cidadãos para o exercício de direito e do privilégio da democracia." (A educação superior e resgate intelectual - O relatório de Yale de 1828)
Mostrarei em detalhes os métodos contido no Trivium.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trivium - 01

S erá que podemos chamar isso de primeiro episódio? Bom, assim chamarei essas publicações vindouras sobre o as artes liberais...